Compromisso ODS
É unânime que, para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é essencial trabalhar em rede, e cabe ao setor privado intensificar esses esforços.
Por essa razão, em julho de 2019, a AHP aderiu à Aliança ODS Portugal, uma iniciativa da UN Global Compact Network Portugal, a rede portuguesa do United Nations Global Compact — a única entidade das Nações Unidas dedicada ao setor empresarial, comprometida com a concretização dos ODS aprovados pela Assembleia Geral da ONU em 2015.
O Programa HEART já contribui, para os seguintes ODS:
ODS 1 - Erradicar a Pobreza:
As doações de bens e o apoio a IPSS ajudam a melhorar as condições de vida das populações em situação de vulnerabilidade.
ODS 6 - Água Potável e Saneamento:
Qualquer esforço para reduzir o desperdício e promover a eficiência hídrica, mesmo que indireto, apoia este objetivo.
ODS 8 - Trabalho Digno e Crescimento Económico:
O apoio ao emprego inclusivo e à formação incentiva o trabalho digno e a inclusão.
ODS 10 - Redução das Desigualdades:
A inclusão de pessoas em situação de desvantagem no mercado de trabalho e o apoio a IPSS que atendem grupos vulneráveis contribuem para este objetivo.
ODS 12 - Consumo e Produção Sustentáveis:
As iniciativas de economia circular, como a reciclagem de óleos e materiais têxteis, e a redução de resíduos no setor, estão alinhadas com este objetivo.
ODS 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos:
Este é o ODS central do programa, dado o foco em colaborações com empresas e entidades sociais para alcançar os objetivos comuns de responsabilidade social e sustentabilidade.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a nossa visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos. São uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta, e um plano para o sucesso.