We share
Responsabilidade Social
We share
A Responsabilidade Social é um dos pilares do Programa HEART, com a doação de bens da hotelaria a ter um lugar de destaque. É a origem do Programa, que começou em 2013, com a doação de colchões de unidades hoteleiras a instituições de ação social – com o nome “Um colchão, um coração”.
Em dez anos o trabalho em rede fez as doações ultrapassarem qualquer expectativa, mais de 260 mil bens a serem doados a mais de 180 instituições, com uma poupança de água de 755 milhões de litros em produção de bens.
Estes princípios e práticas da economia circular da AHP contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, indicadores ESG – Environmental, Social e Governance e para o Código Mundial de Ética do Turismo.
Nos últimos anos, o emprego inclusivo e o voluntariado empresarial têm sido também apostas do programa, que conta com diversas parcerias como o Conselho Português para os Refugiados, RedEmprega, entre outras.
Entre 2013 e o primeiro trimestre de 2024 , a Associação da Hotelaria de Portugal entregou mais de 260 mil bens e equipamentos a instituições de solidariedade social.
Só considerando os bens têxteis, o Programa HEART gerou uma economia de mais de 755 milhões de litros de água.
Com o objetivo de promover um recrutamento inclusivo nos hotéis da Associação da Hotelaria de Portugal, o programa HEART faz a articulação entre várias instituições nacionais que operam nesta área e os hotéis.
O emprego inclusivo não se restringe às pessoas com incapacidades especificas, integrando também as pessoas em situação económica precária, desempregados e refugiados, sinalizadas por instituições parceiras da AHP.
O Programa HEART integra ainda o voluntariado empresarial, também conhecido como voluntariado corporativo. Nesta vertente, o programa proporciona uma plataforma de encontro entre os hotéis associados da AHP e as entidades apoiadas pelo programa.
Este compromisso com o voluntariado assenta no comprometimento da AHP e dos seus associados com o impacto positivo e o fortalecimento das relações do setor com a comunidade.